4 PASSOS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE TER UM SITE
Estar na internet é uma regra que inúmeros empresários e empreendedores já sabem de cor mas o problema começa na falta de informação de como levar sua empresa para internet. Então as dúvidas surgem: o que é preciso para criar um site? Quanto custa? Em que devo me atentar na hora de fazer um orçamento? O que é tendência nesta área?
Pensando nessas e outras dúvidas montamos esse post com todas as respostas fundamentais, vamos a elas:
1. Domínio
A primeira coisa a se pensar quando se quer um site é registrar o domínio. O domínio é o endereço .com ou .com.br da sua empresa. Hoje existem domínios personalizados para alguns ramos de negócio como .tattoo ou ainda conforme seu ramo de atividade, como psc.br para psicologia e assim por diante. Conforme o nome que você escolher o caminho para registrá-lo varia. Mas para exemplo, e como o mais comum são os sites .com.br cujo domínio é registrado no Brasil, você mesmo pode conferir se o endereço que você escolheu está disponível através do site domínio.br e se estiver você mesmo pode registrar, é bem simples. O domínio é como o seu endereço residencial, não pode haver dois iguais.
A maioria das empresas que trabalha com o desenvolvimento de sites pode ajudá-lo nesse processo.
O valor para criar um domínio, no caso do .com.br é de R$ 40,00 e este valor deve ser pago anualmente ou a cada três anos.
Para escolher o dominio, o mais indicado é que seja o próprio nome da sua empresa (nossa empresa se chama Mazzolli Sistemas e o o nosso domínio é mazzollisistemas.com.br) mas se já houver um domínio com mesmo nome registrado, tente combinações diferentes mas que ainda assim sejam simples para o cliente lembrar. É interessante ainda que o endereço não seja grande demais, por isso abuse das abreviações se for necessário.
Quando você contratar uma empresa para criar o seu domínio, você precisa ficar atento, o registro do seu domínio deve ser realizado no seu nome (CPF) ou no da sua empresa (CNPJ) pois isso é o que prova que aquele endereço é seu. Muitas empresas, de má índole, registram os domínios em seu próprio nome e isso pode gerar inúmeros transtornos, inclusive tornar você refém delas, fique de olho!
O registro.br é o órgão responsável pelos domínios do Brasil e assim a taxa de 40,00 que falamos é paga para eles, e não para empresa que criar o seu site. Mas ela pode ajudá-lo a lembrar das datas de pagamento e até intermediar esse processo para você não precisar se preocupar com isso.
2. Hospedagem
A hospedagem é o local – como um hotel, por isso o termo – que guarda todos os dados do seu site, desde o código até os textos e imagens dele. Ela, assim como o domínio são fundamentais para a existência de um site.
Existem inúmeras empresas que oferecem esse serviço, de diversos valores também, mas nesse caso, o mais aconselhado é ter a ajuda de um especialista, pois ele saberá dizer qual é a melhor configuração para o tipo de linguagem do seu site, para o acesso que ele terá, dentre outras coisas.
Normalmente os valores são pagos mensal, trimestral ou anualmente. Você pode contratar a hospedagem com a mesma empresa que fez seu site ou com outra empresa, você escolhe. Mas, se a empresa que fez seu site tiver hospedagem, a vantagem é que qualquer problema que houver, eles podem resolver o problema mais rápido, do que ter que esperar terceiros resolverem.
3. Linguagem de Programação
Existem diversas linguagens específicas que os navegadores entendem e interpretam para poder mostrar o seu site, e assim como o latim já foi a linguagem mais usada no mundo e hoje é considerada uma língua morta, na programação também existem linguagens mais avançadas que outras e que se adaptam melhor aos navegadores.
(se você quiser saber como é o código de um site, basta apertar Ctrl+U no seu teclado que aparecerá o código da página, é isso que o navegador interpreta e transforma no site)
Essa é uma questão técnica, mas o que você – cliente – precisa saber, é que existem algumas linguagens ou plataformas antigas e cujo conteúdo não é interpretado pelos navegadores de celular e com isso o seu site, ou partes dele, sequer aparecem na tela. Por o celular ser o dispositivo que as pessoas mais usam no dia a dia, seu site não aparecer neles é uma perda imensa de público, visibilidade, vendas e até mesmo de dinheiro. Não se deixe enganar por efeitos visuais, foque na praticidade.
4. Criação do site
Existem muitas empresas que fazem sites grátis ou por valores muito baixos. Você deveria desconfiar e pensar algumas coisas antes de contratar alguma delas.
Porque os sites são grátis ou muito baratos?
O motivo pelo qual isso acontece, é que a empresa te vende – ou permite o acesso – de um site padrão, algo que já está pronto e é limitado. E, caso você queira qualquer coisa que não esteja nesse pacote inicial – como a responsividade – você terá que pagar um valor maior e ainda assim não terá total flexibilidade. Sem contar, que ter um site igual a de outras empresas, tira a personalidade do seu negócio e pode prejudicar suas vendas. Essa é a típica situação onde o “barato sai caro”. Na maioria desses casos você mesmo monta o site e se não tiver conhecimento de marketing digital você pode cometer erros básicos e prejudicar a imagem da sua empresa na internet.
Sendo
assim, o mais aconselhado é contratar uma empresa que desenvolva seu
site do zero, personalizado, do seu gosto e de acordo com as normas
do marketing virtual. Ah, confira também se a empresa tem contrato
– muitas sequer tem – e o leia com atenção.