5 Dicas para trabalhar bem em Equipe
Por mais que você tenha pouco contato com colegas de trabalho, seja por ser empresário individual ou ter uma empresa automatizada, em algum momento você precisará trabalhar com outras pessoas, seja o seu sócio ou funcionários. Trabalhando em grandes empresas o seu contato com mais profissionais será ainda maior e as chances que vocês tenham que trabalhar como equipe são quase de 100%.
Para ajudar você nessa tarefa, separamos algumas dicas simples que podem tornar esse trabalho de colaboração mais tranquilo e produtivo. Confira as dicas:
Divida sentimentos pessoais e profissionais
Este é o item mais difícil e mais importante para garantir um bom trabalho em equipe. Todos os envolvidos precisam entender que o que é tratado durante o trabalho tem a ver com trabalho, e não deve ser interpretado como algo pessoal. No dia a dia onde corremos contra o tempos e erros podem trazer grande prejuízo, a pressão é muito grande, e qualquer coisa dita de maneira mais dura não deve ser levada para o lado pessoal. Claro que isso não lhe dá liberdade para dizer o que quiser mas sim separar o que seu colega diz durante uma tarefa do que ele diz no bar depois do trabalho.
Divida tarefas
Em projetos com muitas pessoas, dividir atividades de acordo com a competência de cada indivíduo ajuda no desenvolvimento delas e garante que cada parte será feita da melhor forma possível. Além disso dá liberdade para cada um desenvolver sua atividade em sua estação de trabalho, mais confortavelmente.
Estabeleça prazos
Vocês, como equipe, provavelmente possuem um prazo para entregar essa tarefa para o gerente ou para um supervisor. Contudo, um prazo com alguns dias antes do prazo de entrega final deve ser estabelecido, para que seja possível juntar todas as partes, mudar o que precisar e ensaiar a apresentação. O resultado do trabalho depende diretamente do comprometimento de cada um dos envolvidos.
Ofereça ajuda
Por mais que cada um fique responsável por uma atividade, ofereça ajuda se você notar que alguém está tendo dificuldade ou se você já terminou sua tarefa. A avaliação do trabalho será feito em conjunto, por isso se ajudar, sem criar conflitos desnecessários impacta no desempenho de todos.
Respeite opiniões
Independente de quantos forem os envolvidos, respeite as opiniões que forem colocadas e expresse a sua opinião também. Duas cabeças pensam melhor do que uma e podem chegar a conclusões melhores trabalhando em conjunto.
Bônus: Feedback
Como saberemos como está nosso desempenho se não perguntarmos para aqueles que convivem conosco? Ao fim de cada projeto peça um feedback para os colegas e superiores, você sempre pode melhor e crescer na sua carreira colaborando com o grupo.