Entenda o que realmente é Produtividade e Foco
Independente de qual seja a sua área de atuação, produtividade e foco sempre serão temas de interesse e de pesquisa para melhorar seu desempenho. Mas afinal, você entende o que essas palavras realmente querem dizer?
Muitas pessoas entendem por produtividade a quantidade de coisas que você consegue fazer em um dia mas esquecem um detalhe fundamental, quais dessas atividades que são iniciadas são também concluídas?
Mais importante do que começar algo é terminar, apenas assim você consegue evoluir e avançar na sua lista de tarefas, caso contrário terá inúmeras tarefas iniciadas e não terminadas, que ficarão para o próximo dia, e o próximo e a lista só vai aumentando.
Assim, podemos definir produtividade como o quanto de resultado você gera em um intervalo específico de tempo (Evandro Mazuco – Gerenciar o Tempo Agora).
Gerar resultados, por sua vez envolve manter o foco, que resulta do tempo máximo de atenção exclusiva que você consegue dedicar a uma tarefa, sem interrupções.
Profissionais de Programação costumam usar o termo “ficar on-line” para designar o momento em que eles estão concentrados na programação e não podem ser interrompidos. Ou seja, eles estão “off-line” para tudo que não envolva a tarefa que estão executando. Essa atenção exclusiva é responsável por criar bons projetos, minimizando os erros e tornando o tempo de desenvolvimento menor, pois a qualidade de produção aumenta conforme o foco usado para criá-la.
Assim, quando for cria sua lista de tarefas, seja realista quanto a quantidade de tarefas que você irá incluir, pois o tempo de começar, desenvolver e terminar cada uma delas deve ser considerado. Evitando, dessa forma, adiamento desnecessários e frustrações geradas por erros de planejamento.
Seguindo essas dicas você chegará ao fim do dia com uma lista inteligente de atividades concluídas, feliz por ter sido produtivo e possivelmente com tempo sobrando.