RESPONSIVIDADE - O QUE É?
Se você não sabe o que é responsividade, essa é a sua chance de descobrir de uma vez por todas e saber o quanto ela pode te ajudar – ou a falta dela pode te prejudicar.
Quando a internet surgiu, as pessoas apenas acessavam sites através de computadores e em telas com tamanhos preestabelecidos. E, assim, os sites feitos na década de 90 eram estáticos e perfeitos para essas telas.
Conforme o tempo foi passando, a tecnologia foi avançando, as telas foram mudando de tamanho e o mais importante, as pessoas passaram a usar o celular com muito mais frequência que o computador – o conhecido desktop ou de mesa – e a resolver suas questões profissionais e pessoais usando o celular graças às facilidades desse aparelho.
Com todas essas mudanças de estilo de vida, os sites também tiveram que se adaptar, pois esses sites antigos ou não eram “lidos” pelo Android ou o usuário tinha uma mão de obra gigantesca para procurar o que queria e acabava desistindo no processo.
História a parte, a responsividade é a tecnologia que permite que todo o conteúdo do seu site se adapte a qualquer tamanho de tela – principalmente de celulares – para que o seu cliente – ou futuro cliente – tenha a melhor experiência possível ao navegar no seu site.
Traduzindo, responsividade é fazer com que o conteúdo do seu site “responda” ao tamanho da tela do dispositivo que o acessa e organize o conteúdo da melhor maneira possível ao usuário.
Além dos problemas que um site não responsivo tem para a experiência do usuário – que citamos acima – o próprio sistema de ranqueamento do Google está usando – desde abril de 2015 – o critério de responsividade para elencar os site. Ou seja, se o seu site não é responsivo (e não está corretamente configurado) sua empresa perde pontos e posição no Google. Em um mundo onde as empresas brigam fervorosamente para estar e se manter na primeira página de busca do Google, não podemos nos sabotar por esse pequeno – mas muito importante – detalhe técnico.
Então, quanto antes o seu site se adequar a essa tecnologia, melhor você será visto – e até encontrado – pelo seu cliente.
Ainda com dúvida? Deixe sua pergunta abaixo que responderemos prontamente.